Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Andreia Mendes

Andreia Mendes

Especialista em Psicologia e Coach

Por que a autoaceitação pode melhorar a sua qualidade de vida?

A autoaceitação é uma condição onde um exame de consciência nos leva a aceitar o que somos, sentimos, pensamos e fazemos em nossa vida, já parou para pensar a importância que isso tem na sua vida?

Vamos aqui falar sobre a importância de aceitar quem somos, corrigir a rota e estabelecer uma direção segura. Boa leitura.

O que significa aceitar quem eu sou?

Como vimos por aqui o processo de autoconhecimento é o primeiro passo para quem quer se resolver com sua autoestima e sua autoaceitação. Nesse processo é possível fazer uma investigação sobre nossos valores e características únicas que descrevem nossa personalidade, essa personalidade, está ligada as nossas emoções, que são exclusivas, e nossos sentimentos nos fazem quem somos, pessoas únicas no mundo.

Quando conhecemos nossa personalidade, e sabemos quais valores norteiam a nossa vida fica mais fácil tomar decisões das quais nos fortaleçam como pessoa, sem medo do julgamento das outras pessoas, pois sabemos e reconhecemos o nosso valor como pessoa.

Os benefícios da autoaceitação são muitos, pois com ela você terá sucesso em seu processo de autoconhecimento e autoestima. A autoaceitação, dentre muitos outros, permitirá que você:

  • Elimine seus sentimentos de culpa e desaprovação;
  • Potencialize suas qualidades aproveitando melhor as suas oportunidades;
  • Tenha paz interior e um reencontro com sua espiritualidade;
  • Trabalhe suas limitações sem medo;
  • Fortaleça suas decisões e reconheça seus valores pessoas;
  • Minimize os danos que seus defeitos podem causar na sua vida.

E como posso aceitar os meus defeitos?

Não sei se isso será um golpe muito forte para você, mas todos, nesse mundo de meu Deus, têm defeitos que precisam ser trabalhados, o nome desse processo chame-se de desenvolvimento pessoal.

Nossa individualidade no mundo também é considerada com nossos defeitos, imperfeições e características negativas. O processo de autoaceitação nos ensina a lidar com tudo isso. Autoaceitação não quer dizer que você deve aceitar seus defeitos e conviver com eles sem que seja tomada nenhuma atitude que lhe beneficie, pelo contrario, faz com que você tome consciência do que precisa intervir para melhorar sua qualidade de vida.

Vamos ver a atitude de Roberto ao aceitar sua personalidade.

Digo não a meu comportamento agressivo.

Roberto mantém um relacionamento amoroso com Sara um moça muito passível e agradável. Com o passar dos anos o ciúme de Roberto passou a se manifestar de uma forma violenta, deixando Sara constrangida e com medo. Diante da situação Sara decide acabar com o relacionamento, Roberto se desespera pede incessantemente a volta de Sara que por sua vez diz não querer seguir sua vida do lado de uma pessoa violenta como Roberto.

Roberto não tem outra escolha a não ser seguir com sua vida, mas decide nunca mais ser agressivo e violento com ninguém pois considera ter aprendido a lição com Sara.

Algum tempo depois, Roberto se depara em um novo relacionamento com uma mulher muito bonita, sensual e muito sociável, apesar de gostar muito da nova namorada prefere terminar o relacionamento sem muitas explicações.

Roberto reconhecera que possui um comportamento violento em situações em que sente ciúmes de alguém e decide procurar ajuda de um especialista. Para não cometer o mesmo, decide amadurecer esses sentimentos provocados por ciúmes, antes de se aprofundar em um relacionamento mais sério.

Neste caso Roberto precisa de ajuda para trabalhar sua agressividade, mas aceitou sua condição e não quis prejudicar ninguém com suas atitudes impensadas.

Aceitar nossas qualidades é essencial para termos uma vida feliz e vitoriosa precisamos valorizá-las em nós, mas aceitar os nossos defeitos é um passo muito importante no processo de autoaceitação, isso é crescimento pessoal.

Uma visão espiritualizada

Para uma visão espiritualizada da autoaceitação devemos saber quem somos em Cristo. Desde cedo aprendemos que cada um de nós fomos criados a imagem e semelhança de Deus, logo temos um valor imensurável se acreditarmos no valor que Deus, por si só, possui. Ao aceitarmos que Deus nos ama e quer nosso bem aceitamos que em nós existe valor, a maior prova disso é a consciência de que Deus nos deu seu Filho Amado, Jesus Cristo para salvar você.

Isca Digital

 

Mude a forma com a qual você se vê inteiramente grátis

Melhore a sua autoestima com um e-book completo, que traz muito mais do que incentivo, mas que  traz a psicologia positiva para elevar a sua autoestima provocando a manifestação de um olhar saudável e o conhecimento da pessoa.

Aprenda cada vez mais e fortaleça o seu desenvolvimento pessoal com nosso blog

Carreira

Como Lidar com a Ansiedade no Trabalho

Olá! Se você está lendo este artigo, é provável que já tenha experimentado os desafios emocionais que o ambiente de trabalho pode trazer. A ansiedade no trabalho é uma realidade comum, mas há maneiras eficazes de lidar com ela e melhorar sua qualidade de vida profissional. Vamos explorar algumas estratégias que podem ajudar a gerenciar a ansiedade e promover um ambiente mais saudável.

Leia mais »
Qualidade de vida

Por que a autoaceitação pode melhorar a sua qualidade de vida?

A autoaceitação é uma condição onde um exame de consciência nos leva a aceitar o que somos, sentimos, pensamos e fazemos em nossa vida, já parou para pensar a importância que isso tem na sua vida?
Vamos aqui falar sobre a importância de aceitar quem somos, corrigir a rota e estabelecer uma direção segura.
Boa leitura.

Leia mais »

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *