Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Revelado! Encontre aqui os segredos para um excelente desenvolvimento pessoal em 4 passos

Descubra aqui como começar um processo de desenvolvimento pessoal pode ser fácil e rápido, tudo dependerá do quanto você está disposto a se autoconhecer, planejar, aprender e a colocar em prática.

O Processo de desenvolvimento pessoal

Como vimos no artigo anterior desenvolvimento pessoal é um processo constante, da mesma forma que você precisa praticar um esporte se quiser aumentar a sua performance nele, assim também acontece com o seu desenvolvimento pessoal, precisa ser vivido, praticado. Esse processo está relacionado com a melhora na qualidade de vida, com seu nível de satisfação e felicidade.

ATENÇÃO!!! Não busque se desenvolver em coisas que não te façam feliz, não te garantam tranquilidade. Isso é o que chamamos de desenvolvimento tóxico e desnecessário. Fuja disso.

O autêntico desenvolvimento tem foco na sua felicidade, serve para alcançar uma transformação desejada para que você alcance de seus objetivos reais e pessoais, e para trazer melhorias na sua qualidade de vida, nunca o contrário.

Vou apresentar para você 4 passos simples, mas eficazes, para você que quer avançar no seu desenvolvimento pessoal, para você que busca crescimento com qualidade e agilidade. Isso mesmo, agilidade e qualidade podem sim andar juntas.

Simples porque exige apenas disciplina para manter um ritmo de autoconhecimento e aprendizado. Mas, não se esqueça,  o processo em si, deve ser desafiador o bastante para colocar você em constante movimento, está comprovado que superar desafios é um grande motivador para o ser humano.

Vamos lá?

Passo 1 - Autoconhecimento

Antes de mais nada é preciso adquirir autoconhecimento. Guarde isso para a sua vida, cuidar de si mesmo e da sua espiritualidade fortalece o seu “eu interior”, que é o responsável por colocar você em ação, ou por jogar você no sofá por meses.

Se autoconhecer é buscar seus princípios e virtudes, desejos, anseios é entender seus sentimentos, e com isso, entender suas atitudes. Com toda essa bagagem, você poderá entender suas ações e moldá-las a seu favor, impulsionando você para o lugar que quer chegar, é a investigação de si mesmo, o despertar da autoconsciência e o desenvolvimento da autoimagem, quando o que se busca é a realização de algo que leve o sujeito a ser mestre de si mesmo e, consequentemente, um ser humano melhor.

O autoconhecimento deve ocorrer de forma natural, através das experiências de vida, do hábito de se questionar, principalmente as suas escolhas e suas motivações. A utilização de algumas ferramentas como uma forma de ajudar nesse processo se faz importe, como estudos filosóficos, meditação, psicologia cognitiva, psicologia comportamental, psicologia positiva, processos de coach, acompanhamento espiritual etc. Cada pessoa deverá adotar a estratégia que melhor lhe convir, pois trata-se de um processo muito peculiar e individual.

Passo 2 Plano de vida

Se autoconhecer é o princípio de tudo, saber onde quer chegar é o muito importe, agora, você precisa traçar o seu plano de vida, é aqui que você vai identificar seus objetivos e estabelecer suas metas para uma vida, em todos os âmbitos, pessoal, profissional, econômico e espiritual. Você vai fazer um relato do que pretende para o seu futuro.

Recomendo que você faça uma análise da sua vida de forma integrada, diga como se encontra em cada âmbito citado e como eles se relacionam. A famosa roda da satisfação pode te ajudar.

Estabeleça seus objetivos, ou seja, o que você quer para o seu futuro em cada âmbito abordado. Feito isso é hora de planejar como pretende realizar esses objetivos, estabeleça suas metas, de longo, médio e curto prazo. Quais ações precisarão ser tomadas, quais investimentos financeiros precisarão ser feitos, quais outros recursos vão ser necessários tais como a obtenção de habilidades e competências. Por fim, coloque um prazo para realizar cada fase do seu plano.

Esse último precisa de uma atenção maior, pois indica quais são os próximos passos a serem tomados. O cronograma que você montou será seu guia para a tomada de decisão.

O Plano de Vida precisa ser diferente para cada pessoa, não existe uma fórmula mágica, pois cada um possui necessidades diferentes, conhecimentos diferentes e claro sonhos diferentes.

CUIDADO!!!

Não esqueça que você é um ser humano e pode mudar com o tempo, então fique aberto a mudanças sempre que elas surgirem. Mudar os planos com responsabilidade é permitido, o que não é permitido é desistir sem tentar.

Passo 3 – Aprendizado / Recursos internos

O passo 3 vai começar a colocar você mais perto de alcançar o que deseja, capacitando você. Aqui é hora de correr a frente e identificar o que você precisa adquirir como habilidade e competência, tornando as metas viáveis e realizáveis para você.

Saber aonde quer chegar não coloca você lá, imagine que você fará uma viagem mas terá que usar um caro totalmente inovador e muito diferente do convencional. Como você reagiria? Desistiria ou aprenderia a usar o “tal” carro?

Pois acredite, a maioria desistiria por falta de habilidade. Aprender uma coisa nova requer disposição e vontade, isso não é fácil de encontrar nas pessoas, daí a importância do processo de aprendizagem.

É nesse processo que você irá desenvolver suas habilidades, competências, comportamentos, valores e muitos outros benefícios que a aprendizagem traz com sigo. É nesse ponto que você irá reconhecer que os erros são importantes para o seu desenvolvimento.

Passo 4 – Entre em ação

Definitivamente é o principal passo a ser dado.

Muitas vezes ficamos presos na “zona da procrastinação”, isso porque nos falta clareza do que realmente queremos para nossa vida, talvez o objetivo esteja claro mais não faz o seu “eu interior” vibrar, isso impede que ações sejam executas no tempo certo. Se isso acontece com você retome o Passo 1 e encontre o seu “eu interior”.

Depois que seu planejamento estiver pronto evite olhar para todas as tarefas ao mesmo tempo, foca na “bola da vez” no que você precisa fazer agora, foco no agora, com o tempo você vai ver que atingir metas é por si só motivador.

Invista na sua proatividade, não espere pelos outros na sua vida, faça o que precisa ser feito, invista tempo em você e para você e depois compartilhe suas conquistas com quem ama.

Siga o plano, ele elege todas as ações que precisa tomar, respeite os prazos e vibre com as pequenas vitórias.

Realizar algo grandioso nada mais é do que somar pequenas ações, então mesmo que sua pequena ação pareça insignificante realize-a, faça o que precisa ser feito, não pule etapas, cada ação é muito importante para o seu resultado.

 

Simples e prático, você gostou?

Para reforçar o seu desenvolvimento pessoal deixo aqui mais 5 dicas bônus para acelerar o seu processo.

  1. Leia bons livros

Pratique a “ginastica cerebral”, o conhecimento move você instantaneamente. Procure pela área de competência desejada e conheça os autores mais renomados.

  1. Faça cursos

Procure por especialistas que já estão a sua frente, aprenda com eles e acelere sua aquisição de competências, com isso você consegue se posicionar com mais firmeza no relacionamento interpessoal. Estes podem ser presenciais ou online.

  1. Reforce suas habilidades

Não perca de vista tudo aquilo que você faz bem-feito, monitore suas habilidades e as desenvolva ainda mais.  

  1. Invista em networking

O networking é fundamental para quem quer mudar de comportamento e adquirir conhecimentos específicos. Participe de conversas, grupos e eventos que possam incentivar ainda mais a troca de conhecimento.

  1. Aprenda com os seus erros

Durante a vida teremos mais erros do que acertos e no processo de desenvolvimento pessoal não será diferente, eles não revelam fraquezas pelo contrário despertam a perseverança.

Resumo:

Para iniciar um processo de desenvolvimento pessoal é preciso que você siga 4 passos práticos estes são: autoconhecimento, plano de vida, aprendizagem e ação. Esse método te ajuda a alinhar seus pensamentos aos seus objetivos. Com tudo pronto, não se esqueça de entrar em ação, seu maior inimigo nesse processo é a procrastinação, não se deixe abater e invista em si mesmo.

Para ajudar você com estes 4 passos, deixo com vocês por onde comecei a minha jornada, sem dúvidas hoje sou uma pessoa melhor porque procuro me conhecer cada dia mais.

Espero ter ajudado você!

Até a Próxima

Isca Digital

 

Mude a forma com a qual você se vê inteiramente grátis

Melhore a sua autoestima com um e-book completo, que traz muito mais do que incentivo, mas que  traz a psicologia positiva para elevar a sua autoestima provocando a manifestação de um olhar saudável e o conhecimento da pessoa.