Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Descubra como começar o seu processo de desenvolvimento pessoal de forma fácil e prática

Introdução:

Um processo de desenvolvimento pessoal começa sempre pela descoberta dos caminhos que queremos seguir, pelo autoconhecimento e pelo processo de aprendizagem, pois sem conhecimento prévio não há planejamento muito menos execução. A seguir veremos o passo a passo dessa trajetória.

O grande segredo para o desenvolvimento pessoal é a pré-disposição ao aprendizado. Quanto mais aprendemos mais buscamos alternativas e soluções criativas para o nosso dia a dia, isso é extremamente benéfico, pois, nos traz sensação de vitória e gera em nós novas necessidades e sonhos.

Uma pessoa que pensa em crescimento pessoal precisa aprender a estabelecer objetivos e dividi-los em metas. E se você busca por atingir metas e objetivos precisa aprender a se autodesenvolver, isso muitas vezes significa se reinventar.

Você sabe o que quer para o seu crescimento pessoal? Sabe por onde começar? Veja aqui dicas práticas que vão te ajudar a dar início ao seu futuro de sucesso!

Invista tempo em si mesmo

O crescimento intelectual, profissional e pessoal é o resultado do investimento que você faz em si mesmo. Quando falo em “investir em si mesmo” nem sempre quero dizer investimento financeiro, claro que será importante o aporte financeiro, mas na maioria das vezes requer mais tempo e esforço do que dinheiro. Chegar aonde desejamos — seja pessoal ou profissionalmente – é sem dúvidas um grande desafio, por essa razão muitos desistem no meio do caminho. Dá muito trabalho persistir e se renovar. À medida que você se esforça vai percebendo uma acrescência e você começa a praticar aquilo que aprendeu entrando num círculo virtuoso, mas isso vem com o tempo.

Tenha um método

Para você que procura uma melhora na sua qualidade de vida, no seu desempenho pessoal e profissional, a principal dica é: tenha um método claro e que se identifique.

Deixo aqui com vocês um método de crescimento pessoal baseado na aprendizagem:

 

Passo 1 – Autoconhecimento

 

Aqui você se olha no espelho e enxerga a si mesmo, é o momento de fazer uma reflexão da sua vida, levando em consideração a sua história e tudo que pretende para o seu presente e futuro.

 

Passo 2 – Plano de Vida

 

Aqui você vai traçar seus objetivos e estabelecer suas metas de curto, médio e longo prazo. Um plano de vida exige autoconhecimento e disciplina, para que funcione e te faça uma pessoa feliz e realizada. O planejamento é indispensável nessa fase.

Passo 3 – Aprendizado / Recursos internos

 

Aqui é hora de correr a frente e identificar o que você precisa adquirir como habilidade e competências tornando as metas viáveis e realizáveis para você.

 

Passo 4 – Ação

 

A mais importante de todas, entre em ação o mais rápido possível, não espere a melhor hora, cumpra o seu planejamento, de continuidade a seu plano de vida. Sem ação nada vai acontecer.

Por que você deve procurar o desenvolvimento pessoal?

O desenvolvimento pessoal pode ser definido como um processo de potencialização de habilidades e competências para conquistar objetivos e criar condições para uma vida bem-sucedida, em todas as áreas. Logo estamos falando de aprendizagem.

 

Uma pessoa de múltiplos conhecimentos é identificada logo de cara, pois se destaca do padrão, apresenta um comportamento adaptável ao ambiente e ainda contribuiu de forma significativa. E isso não impacta apenas nas relações pessoais, essa pessoa vai ter uma excelente performance no trabalho, vai ocasionar o próprio avanço em sua carreira, potencializará os planos no âmbito pessoal e reforçará constantemente o seu intelecto, a lista é grande, você não acha?

Tudo isso constrói uma pessoa capaz de protagonizar a própria história, agindo constantemente a seu próprio favor e ainda contribuindo com a sociedade em que vive. Estamos falando aqui de autorrealização, da capacidade de realização daquilo que desejamos ser. É muito mais do que realizar objetivos é desenvolver caráter e personalidade.

Autoconhecimento através da aprendizagem, o maior desafio

O autoconhecimento pode ser comparado a um esporte que precisa ser praticado para que o atleta melhore a sua performance.

O autoconhecimento é um processo constante e desafiador. É preciso ter sangue frio para se olhar de frente e perceber seus pontos fortes e fracos, e mais do que apenas percebê-los você precisa se desafiar para potencializar os fortes e minimizar os fracos.

A jornada para o autoconhecimento é em espiral, ou seja, começa estreito e vai se alargando à medida que vai se entendendo melhor, ao desenvolver o foco e a inteligência emocional você mesmo vai se impor desafios e perceberá quais habilidades precisam ser desenvolvidas e trabalhadas.

 Agora você consegue entender a importância e a relação do desenvolvimento pessoal com o aprendizado? A aprendizagem pode ser definida como um processo de mudança de comportamento, é o resultado da interação entre estruturas mentais e o meio ambiente onde o conhecimento é construído e reconstruído continuamente.

A pré-disposição para o aprendizado significa ir além dos seus conhecimentos atuais assumindo novas possibilidades, analisando o mundo a sua volta e sua participação nele. Mas não podemos dar esse passo se não sabemos onde estamos.

Aprendizado e tomada de decisão

Espero ter ficado claro até aqui o papel fundamental da aprendizagem para o seu crescimento pessoal, e que o ponto de partida está no autoconhecimento.

O seu desenvolvimento pessoal depende muito do seu plano de vida, pois nele você vai canalizar os seus conhecimentos, identificar os seus recursos internos e procurar desenvolver as habilidades e competências pertinentes ao andamento do seu planejamento.

Todo esse processo está baseado em suas decisões, que por sua vez será fundamentado no conhecimento adquirido. Complicou? Explico.

A tomada de decisão consiste no processo de escolha entre as alternativas pré-definidas, ou seja, vamos escolher algo previamente analisado por ângulos diferentes. Esse processo afeta não somente quem toma a decisão, mas também a todos os envolvidos, direta ou indiretamente, na ação resultante da decisão, sendo a causadora de oportunidades ou de descontentamento.

Essa decisão tomada é a responsável pelo seu sucesso ou pelo fracasso. Uma decisão baseada em aprendizado é uma decisão muito mais consciente e fundamentada, com menos chances de insucesso.

É preciso entender que tudo na vida começa por uma decisão, a de começar a andar, falar, estudar, namorar e por aí vai, você decide com quem convive e o que vai fazer hoje.

Para que haja desenvolvimento pessoal é preciso que haja mudanças significativas, isso nos obriga a tomar cada vez mais decisões conscientes e firmes, cheias de conhecimento e propósito.

Resumindo:

Se você pensa em desenvolvimento pessoal logo precisa estar aberto ao aprendizado, aprender sobre si mesmo e sobre o que realmente você quer da sua vida está em primeiro lugar, depois é hora de buscar por competências e habilidades que te faltam, para assim conseguir o que deseja. Você precisa de planejamento e muita disposição para entrar em ação, pois se você não entrar em ação todo o processo de desenvolvimento pessoal cairá por terra, perderá o sentido e pior, você não sairá do lugar.

Espero ter ajudado você!

Até a próxima