Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

O inimigo número 1 que te impede de entrar em ação: A insegurança

Introdução

Se você é do tipo de pessoa que tem medo de entrar em ação porque não se julga merecedor, importante ou até mesmo porque acredita que não é capaz, vem comigo que vamos encontrar motivação para sua vida.

Você é governado pelos seus pensamentos, sim tudo que você pensa gera uma emoção que dá origem a sentimentos, e esses sentimentos vão determinar as suas ações.

Sabemos que não podemos controlar nossas emoções, são reações fisiológicas naturais do corpo humano. Mas nossos pensamentos podemos.

A insegurança é fruto de um cérebro condicionado a crenças negativas de si mesmo. Não se permita a autodestruição, combata esse mal o mais rápido possível.

Características de pessoas Inseguras

 Se você está condicionada a crenças negativas de si mesmo vai pender sempre para o perfeccionismo, nada que você faça estará bom o suficiente, sempre vai achar que o outro faz melhor e em menos tempo.

Pessoas inseguras sempre vão achar que a vida do outro é muito melhor e mais rentável que a própria, nunca vê o seu melhor e sempre visa a vida do outro como meta. Isso é horrível pois aqui temos a origem da inveja.

A insegurança gera um medo da rejeição muito grande, esconde as qualidades e salienta os defeitos o tempo todo. Outro perfil muito comum são os de pessoas que por medo da rejeição precisa demostrar superioridade e ostentar o tempo todo, humilham os outros e passam a ser agressivas e autoritárias.

Com uma enorme dificuldade em aceitar críticas uma pessoa insegura pode diminuir muito a sua autoestima prejudicando seu rendimento familiar, profissional e social.

 

Principais causas da insegurança

Muitas coisas podem gerar insegurança tais como: acidentes, traumas, contesto familiar, relacionamentos abusivos, medo excessivo, mas a principal delas sem dúvida são os pensamentos negativos.

Esses pensamentos têm o poder de conduzir suas ações para o fracasso. Isso porque você já acredita que não é capaz e que não vai dar certo. Por incrível que pareça, isso faz com que seu cérebro acredite que o seu sucesso está em fracassar, já que é o fracasso que você ordenou ao cérebro quando pensou nele.

Seu cérebro é obediente aos comandos que recebe, pensar negativo vai fazer com que você tenha resultados negativos, pensar positivo vai fazer seu cérebro buscar alternativas que levem você ao sucesso positivo que busca.

Como combater a insegurança

Para combater a insegurança primeiro você vai precisar de autoconhecimento. Você precisa entender quem você é, o que você faz, e o que você faz muito bem, quais são suas qualidades, valores e desejos. Mas também precisa saber do que precisa para aumentar seu nível de certeza sobre qualquer assunto, isso se dá com o conhecimento, a aprendizagem é o segredo para o desenvolvimento pessoal.

A confiança vem do entendimento das suas capacidades e de como você as aplica com o tempo, isso porque a prática e o treino é que vão aperfeiçoando a técnica. Quanto mais você pratica mais confiante você vai se tornando. Isso depende de tempo e esforço.

Já foi comprovado que o ser humano possuí uma enorme capacidade mental, nunca duvide de você mesmo. Você sempre poderá subir mais um degrau.

Exercício para diminuir a insegurança

Escreva num papel todas as frases que te geram insegurança, àquelas que você costuma dizer para você mesmo.

Depois reconstrua a frase de forma a te dar autoconfiança, repita várias vezes, mentalizando sua concretização.

Faça isso sempre que precisar, assim você dará ordens de sucesso para o seu cérebro, que vai passar a procurar alternativas de levá-lo ao destino correto e positivo.

 

O segredo é o autoconhecimento

Se você busca o autoconhecimento como forma de vencer a insegurança e fazer com que se sinta uma pessoa mais abençoada e vencedora, posso te ajudar com o método ANJO, uma ferramenta poderosa que de forma simples fará com que você busque dentro de si as respostas para o sucesso pessoal.

 

Muito obrigada por chegar até aqui, nos vemos na próxima semana.